sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Melhor Presente

Tenho uma amiga que me disse uma vez: “eu mato meu marido se ele não me der um presente decente de aniversário. Ano passado ele veio só com flores, vê se pode! Isso não é presente.” Nunca pensei assim. Sou do tipo que adora receber flores, e claro, presentes também. Mas, quase sempre, um gesto simples vale, sim, mais que uma jóia. Há algum tempo recebi no celular a mensagem de um cara que estou conhecendo: “sei que você não gosta de surpresas, mas tem uma pra ti no trabalho.” Tentei imaginar o que seria, não fazia a menor idéia. Mas já estava gostando da brincadeira.

Encontrei um papel dobrado escrito meu nome com caneta pilot e, dentro, um CD gravado por ele. As músicas do filme que discutimos outro dia num barzinho! Inconscientemente abri um sorriso e achei a coisa mais fofa do mundo. Às vezes, o simples fato de saber que alguém pensou em você e prestou atenção em um desejo seu, ainda que pequeno, vale bem mais que um presente caro que você nem está precisando. Minha necessidade não é de colares de brilhantes que não terei onde usar, nem do vestido que a Gisele Bundchen desfilou e que não terei corpo pra vestir, ou de objetos incríveis que não vão caber na minha casa.

Tenho necessidade de música, de sonho, de palavras, de leitura, de filmes, de fotografias. O que é mais romântico, seu namorado fazer uma colagem com fotos dos momentos mais bonitos que vocês passaram juntos ou te dar um porta-retrato de uma loja chique? O que vale mais, um cara que passa a tarde cozinhando seu prato preferido pra te surpreender quando você chegar em casa ou um que te leva pra jantar no restaurante que saiu na revista? O que tem mais valor, te dar um anel de aniversário ou saber que ele ligou pra todos os seus amigos e organizou uma festa surpresa com as pessoas que você mais ama?

Nada contra lojas caras, presentes de explodir o cartão de crédito ou jantares sofisticados. Mas preferiria saber que o cara é tão apaixonado por mim que sabe de cor meus gostos e, quando passou numa livraria, achou que eu não poderia viver sem o novo da Isabel Allende, em espanhol, que acabou de chegar às prateleiras. O romantismo está nos olhos de quem dá e, mais ainda, de quem recebe. Porque é muito melhor ganhar flores, beijos e um cartão com uma mensagem verdadeira do que um envelope com um cheque em branco.

3 comentários:

  1. Ola Karin.
    Adorei seu blog.
    Por favor me adicione no seu orkut.
    Meu nome é Sergio Bello.
    shbello@gmail.com
    Obrigado e sucesso na Africa do SUl.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    É bom ler um texto que dá pra ver que foi escrito com uma inspiração profunda e apaixonada de dentro da alma ;)

    ResponderExcluir
  3. Concordo amiga! Vc tem razão em todas os exemplos e comparações! O cd com as músicas gravadas...isso é romantismo! Isso é demosntrar o quanto ele presta atenção em vc e quer te agradar. As flores, são sempre bem-vindas, desde que não se tornem lugar-comum ou desculpas para a falta de grana ou de criatividade. Aí, elam perdem o valor que sempre tiveram.

    ResponderExcluir