terça-feira, 15 de junho de 2010

Mudar é preciso

Todo mundo tem um pouco de medo de mudanças.


Medo de que o novo chefe não goste do seu trabalho, medo de não saber se vai se adaptar ao novo apartamento, aos novos vizinhos, medo de não corresponder às expectativas no novo cargo, medo de trocar o carro que você ama por aquele modelo lindo que você nunca dirigiu.

É natural. O ser humano tem a mania de se acomodar com as situações em que vive. Mas às vezes a gente precisa de uma mudança radical. Transformar nossa vida numa outra coisa, totalmente diferente.

Todos os dias ouvimos histórias assim: tenho medo de me separar do meu marido. Medo de deixar meu namorado de cinco anos e meio por um cara novo que eu estou conhecendo. Medo de largar meu emprego e sair pelo mundo. Medo de cortar o cabelo curtinho. Medo de trocar o curso de medicina pelo de culinária. Medo do que os outros irão pensar se eu cancelar meu noivado porque não o amo mais. Medo.

Sei que tomar decisões importantes, ir da água pro vinho, é mesmo difícil. Mas, quase sempre, é necessário.
O que seria da humanidade se ninguém tivesse coragem de tentar algo novo? O que será da sua vida se você não largar a carreira que odeia, se não se declarar pra pessoa que sempre amou escondido, se não experimentar algo pela primeira vez? A monotonia da vida é a gente que faz.

Você pode passar o resto dos seus dias sentado aí, sem nunca ter realizado o sonho de virar estilista. Sem nunca ter experimentado. Sem nunca ter dado uma guinada. Você pode se afundar no sofá e ficar vendo na tv todos aqueles lugares lindos que você nunca teve coragem de conhecer.

Mas você também pode dar adeus ao patrão grosseiro, ao carro velho, aos amigos que não te acrescentam nada, ao emprego que te sufoca, ao penteado que não tem mais nada a ver com quem você é. A receita para ser feliz é ter coragem para ser feliz. Seja aos 30, aos 40 ou aos 60 anos, mudar é preciso. Antes que seja tarde.

6 comentários:

  1. OI KARIN,

    NÃO CONHECIA O SEU BLOG.

    ACHEI REALMENTE, MUITO INTERESSANTE E TENHA A CERTEZA DE QUE VOLTAREI SEMPRE AQUI.

    TAMBÉM, APROVEITO PARA CONVIDAR VOCÊ A CONHECER O MEU BLOG:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA NOS ALERTA SOBRE OS RELACIONAMENTOS HUMANOS DISSIMULADOS E ENGANOSOS.

    SE PUDER, CONFIRA E SE QUISER COMENTE, POIS LÁ O MAIS IMPORTANTE É O SEU COMENTÁRIO.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto...me fez parar pra pensar.
    Beijos
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. Karin!!! Amei este texto. Me estimulou geral! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Um analista nos remete aos nossos mais recônditos e secretos lugares que nem sempre queremos visitar.
    Medo de análise? É um dos medos mais comuns...
    De qualquer sorte, parabéns pelos escritos.
    Continue sem medo, talvez seja uma forma sua
    de exteriorizar seu inconsciente, mas que, no entanto, sempre precisará de um analista, pois este é o grande intérprete, e não o que nosso teclado exprime.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante, parabens pelo blog!
    Não basta sobreviver, é preciso saber viver.
    E como dito, ter coragem pra isso. ;)

    bjss linda

    ResponderExcluir
  6. Karin, adorei o que você escreveu. Muitas vezes o medo é nosso companheiro indesejado. Sabe que tem até uma respiração da ioga para acabar com ele?
    Beijos
    Teresa Cristina

    ResponderExcluir