quinta-feira, 10 de junho de 2010

À Espera da Vida

A vida é uma eterna espera. Vivemos esperando que tudo de bom aconteça, que o emprego novo dê resultado, que a escolha tenha sido a certa. Esperamos que aquela amiga apareça pra jantar, um telefonema de quem está longe, um elogio do chefe, ganhar na mega sena, que o resfriado sare logo, que o inverno não seja tão frio nem o verão tão quente, que nossa mãe não brigue porque a gente chegou tarde, um aumento de salário, esperamos que nossas rugas demorem a aparecer e que nosso príncipe encantado nos reconheça no meio da enfumaçada pista de dança daquela boate lotada.

Esperamos ter paz, saúde, amor e dinheiro no bolso no Ano Novo, esperamos que o filme seja bom, esperamos ter dinheiro pra trocar de carro, esperamos nos sair bem naquela entrevista, esperamos que nossos cabelos não fiquem brancos e que, ao contrário, alguém nos diga como estamos jovens e magras. Esperamos não sermos assaltadas, que o trânsito esteja bom na viagem de feriadão, que a receita nova que fizemos esteja gostosa, que alguém que a gente ama nos corresponda com o mesmo sentimento.

Esperar por algo que está pra acontecer é sempre mais angustiante que esperar uma coisa que sabemos que pode se realizar no futuro. Esperar pra fazer xixi na fila enorme do banheiro de um show de rock é infinitamente pior do que esperar que mês que vem faça sol, ou que a empregada apareça no fim-de-semana. Parece que os minutos, os segundos, demoram mais a passar quanto mais perto o fato está de acontecer. Esperar a hora marcada pro primeiro encontro a dois é quase sufocante. Esperar o sinal abrir, nem tanto.

Vivemos numa infinita lista de espera, seja para entrar no restaurante recém-inaugurado ou para mudarmos de emprego. Parece sempre que alguém chegou na nossa frente e nunca se sabe quando virá a nossa vez. Se a espera é longa, o mais difícil é manter a calma e a persistência. Eu, por exemplo, detesto esperar. Não sou exatamente uma pessoa que insiste nas coisas. Quando algo parece que não vai rolar, desisto facilmente. Se isso é bom ou ruim, tenho minhas dúvidas. Mas também não quero que esperem por mim, nem muito menos que esperem algo de mim.

Mas, como todo mundo, espero que todos os meus sonhos se realizem, ou, ao menos, que eu seja feliz todos os dias.

E, pra isso, não dá pra ficar sentada esperando.

2 comentários:

  1. Ao ler este post, você parece então ser uma pessoa bem determinada, acertei?

    ResponderExcluir
  2. meu namorado sempre me fala amor eu te adoro mais quando eu falo que o amo ele diz tem certeza será que nao e sedo de mais

    ResponderExcluir