domingo, 6 de junho de 2010

Adorar x Amar

Ele dá todas as demonstrações de que te ama. Liga quatro vezes por dia, faz tudo o que você pede, se preocupa se você chegou bem em casa, troca os pneus do seu carro, vê o filme que você escolheu, compra o cd com a sua música preferida e põe pra tocar de surpresa, deixa você dormir um pouco mais e prepara o café-da-manhã, viaja no roteiro que você escolher, entende quando você está cansada e oferece uma massagem relaxante, te busca no meio da madrugada pra dormir com ele, te pega no colo e leva pra cama, adora fazer sexo com você, traz seus bombons favoritos da viagem ao sul do país.

Mas nunca disse “eu te amo”. As três palavrinhas mágicas que toda mulher quer ouvir. E o pior: você já declarou seu amor pra ele. Primeiro escreveu, depois disse com todas as letras, e ele, nada. Nem um insosso “eu também”. É o suficiente pra você desconfiar de toda aquela paixão. Pra você não se sentir mais amada. Pra você suspeitar quando ele não atende o telefone e não responde seus torpedos. Ele diz que te adora. Escreve que te adora, com menos freqüência do que você gostaria. Mas a distância entre adorar e amar é grande, você sabe.

Adoramos sorvete de flocos, jantar à luz de velas, ficar de folga, sair de sapato baixo.

Amamos coisas bem mais importantes: nosso bicho de estimação, aquele filme que nos fez chorar, a música que tocava quando nos beijamos pela primeira vez, viajar pelo mundo. Pessoas adoram e amam coisas diferentes e todas sabem muito bem a diferença entre esses dois verbos. O limite entre adorar e amar pode ser tênue, e ouvir um “eu te adoro” não é tão ruim assim, pelo contrário. Mas nós, mulheres, não nos contentamos com nada menos que um “eu te amo”. Queremos que nos amem 100% e não pela metade. Adorar é bom. Mas infelizes daqueles que não conseguem amar.

2 comentários:

  1. Nossa senhora! Sabia que você sabia escrever, mas não que SABIA ESCREVER!!!! Que máximo amiga! Continue com seus textos humanos e totalmente verdadeiros! Me identifiquei com alguns, sem citar títulos, claro hahaha

    Parabéns!!!
    Fernanda Gentil

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo, retumbantemente!!

    Da mesma forma que um abraço é muito mais do que um beijo. Não entendo por que os homens se despedem com 'um abraço'. Abraço é mais pleno, além de intimidade declara seu calor, sua solidariedade, sua proteção, seu calor.
    Sou mais de abraçar.

    Adorar nem se fala, tá lá no dicionário: Amar com exagero!!!!

    Mulheres...

    Nunca despreze um "EU TE ADORO!"
    Leia do grande Manuel Bandeira "Neologismo", talvez você compreenda o verbo intransitivo 'teadorar'.

    Um abração!!

    ResponderExcluir