domingo, 21 de abril de 2013

NY, NY

Uma cidade de múltiplas personalidades. Que muda conforme a hora do dia, a estação do ano,  a economia americana.Assim é NY.O espelho do mundo? sim, se vc considerar que há um pouquinho de cada canto do planeta aqui. Basta andar na rua pra perceber que nenhuma cidade no mundo é mais DO mundo do que esta. 

Nós, cariocas, costumamos dar o exemplo da Lapa, ou até de Copacabana, quando queremos citar um lugar onde há uma mistura de todo tipo de gente. Pois NY é a Lapa elevada à décima potência. Entre seus oito milhōes de habitantes, tem de tudo. E pra todos os gostos. Há hippies, yuppies, neo-hippies, nerds, gays, isso pra citar só as expessōes na língua inglesa. Porque os descolados, os modernos, as patricinhas , os arrumadinhos, os sem-noção, os gringos, os malucos, também circulam com desenvoltura entre as ruas e avenidas da cidade que nunca dorme. Dificil é encontrar um novaiorquino da gema: parece que ninguem é daqui, apesr de todo o mundo estar aqui.

E nenhuma cidade é tao única. Onde mais é possivel encontrar, numa área de quatro quadras, três lojas que vendem apenas...perucas? Pois aqui, tem. E lojinhas de quinquilharias. E mega-stores de dez andares e oito filiais. E restaurantes russos, gregos, indianos, vietnamitas, tailandeses, caribenhos...e fartos. Muito, mas muito difícil passar fome em NY. E fazer dieta também. As porçōes tamanho familia -que aliás, vc encontra em todo o país, não só aqui-revelam a personalidade do povo- e de quem, mesmo vindo de fora, acabou se acostumando e adotando o american way of life: eles pensam grande. Big, really big. Tudo aqui é maxi. Sem mesquinharia.  A única coisa que me parece que o morador de NY não tem é espaço. A contar pelos tamanhos dos apartamentos. Nada comparado a Tóquio, claro, onde praticamente não há opção e todos vivem apertados por motivos óbvios. Manhattan também é uma ilha, e o valor do metro quadrado vem aumentando sensivelmente nestes anos pós-crise. Os custos são diretamente proporcionais ao conforto, e eu não estou falando de luxo, veja bem. Se no Brasil é quase impossível pensar num 
prédio sem elevador, aqui vc paga bem mais cado para ter este luxo. Máquina de lavar roupa dentro do apartamento? só se for pra sacrificar o espaço de um closet, porque ter as duas coisas, amigo, nao dá. A menos que vc  desembolse uma boa grana. 

Estou de mudança em breve, e , se meu apartamento terá ou não porteiro e elevador, ainda não sei. O que sei é que espero que minha vida nesta metrópole seja a cara da cidade: vibrante, agitada, interessante, farta, diversificada, moderna, e que nunca, nunca dorme. 

3 comentários:

  1. Muito bom!! Realmente NY é um lugar muito singular e lindo, cada estação com sua caractetistica bem forte e marcante e uma cidade que sem duvida não para.
    Parabens pela mudança e boa sorte. :)
    Bjss Marcio

    ResponderExcluir
  2. Puxa que bacana deve ser morar em NYC, uma experiência de vida em um amplo sentido ! Parabéns, gostou bastante do seu trabalho no sportv, curta esse novo ciclo da sua vida, continue sempre escrevendo por aqui, enjoy!

    bjos Paulinho

    ResponderExcluir