sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Vida Alheia

Você odeia seu chefe? Tem inveja daquela mulher do trabalho mais bonita e inteligente que você? Ou daquele cara que chegou depois, mas foi promovido na sua frente? Então comece a falar mal deles para o próximo e ganhe um amigo. Uma pesquisa revela que fofocar, principalmente, falar mal da vida dos outros, é uma boa maneira de se fazer amizades. Isso mesmo. Claro que não se trata de ficar amigo do objeto da fofoca... seria engraçado. Mas americanos da Universidade de Oklahoma descobriram que compartilhar opiniões negativas sobre alguém pode aproximar duas pessoas e ser até mais eficaz do que compartilhar elogios. O motivo ainda não está muito claro na cabeça dos pesquisadores. Mas eles acreditam que, como se considera socialmente inapropriado falar mal de outras pessoas, quando isso acontece é como se um laço afetivo se formasse. É o outro conhecendo um pouco mais sobre a verdadeira personalidade do fofoqueiro. Ou seja: contar uma fofoca faz a pessoa ser mais querida.


Falar da vida dos outros, pra muita gente, é quase um esporte. Há quem não consiga fugir do assunto. Quem é que não conhece aquela pessoa que se dá bem com todo mundo só pra poder saber da vida de todos e espalhar boatos? Costumo achar que quem se preocupa demais com a vida alheia é porque não tem uma vida tão interessante assim. Mas a fofoca está aí desde que o mundo é mundo, faz parte da sociedade. Calcula-se que dois terços do que as pessoas conversam é sobre quem está com quem, quem fez alguma coisa contra quem. Fofocas circulam pelo planeta desde os primórdios da civilização. A imperatriz russa Catarina, a Grande, lá no século XVIII, já era vítima dos fofoqueiros. Reza a lenda que ela morreu em circunstâncias estranhas na companhia de cavalos. Ninguém sabe quem espalhou esse boato, mas a verdade é que ela morreu de um ataque cardíaco, e nunca houve cavalo algum nesta história. Aliás, fofocar sobre celebridades – como a imperatriz foi naquela época- é uma das maneiras mais conhecidas de se ganhar dinheiro hoje em dia. Mas não vá achando que é só na revista que a vida alheia rende frutos. Fofoqueiros profissionais estão espalhados por aí e, se você não se der conta, daqui a pouco vão colocar a sua vida na primeira página dos jornais.

2 comentários:

  1. Karin,
    Parabens pelos seus textos. Estão todos muito bem escritos. Acabo de passar um bom tempinho lendo e me divertindo com eles. Parabens tambem pelo seu trabalho no Sportv.
    Um abraço,
    Denys, São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. A Vida Alheia é tão mais interessante...

    ResponderExcluir