sábado, 10 de julho de 2010

A Idade Certa

O que você faria se descobrisse que está afim de um cara nove anos mais novo? Vivemos numa época em que situações como esta parecem fáceis de serem encaradas. Você provavelmente conhece alguém que passou por isso e até já deve ter dado opinião em um caso semelhante. A diferença é que se tratava de uma amiga e, agora, o papo é mais sério: aconteceu com você, que já não é nenhuma adolescente. Sim, porque quanto mais novos somos, menos a diferença de idade interfere numa relação. Mas você já passou dos 30, já viveu, já teve grandes amores, grandes desilusões, já conhece o mundo e sabe muito bem o que esperar das pessoas que vivem nele. E, por ter toda esta experiência acumulada, sabe também que não será fácil encarar seus amigos, sua família, com um cara... nove anos mais jovem! Ainda que ele tenha boas idéias, atitudes adultas, inteligência suficiente pra manter uma conversa civilizada e uma maturidade de dar inveja a muita gente, na hora H, na real mesmo, ele é só um garoto... de 23. Um menino, não um homem.

Mas afinal, o que ele tem que você não encontra nos caras da sua idade? Por que esse menino te atraiu de uma maneira que nenhum marmanjo conseguiu, pelo menos não nos últimos... quinze meses? Você vai começar dizendo que ele te faz se sentir mais nova. Que faz o estilo romântico, sem pressa de te levar logo pra cama porque sabe que tem a vida inteira pela frente. Que ele ouve você em vez de ficar horas falando só dele. Que presta atenção nos seus desejos e é capaz de saber certinho o que você quer de Natal. Que tem um jeito doce de quem ainda não sofreu na vida. Que a memória dele é tão boa que repara que você cortou o cabelo e sabe o vestido que você usou na festa de uma amiga no mês passado. Que o beijo suave dentro do carro, com o vidro quase embaçando, meio às escondidas, faz você se sentir de novo com quinze anos de idade. Que ele dança com um charme que você nunca tinha visto antes. Que ele topa qualquer coisa que você queira fazer e, ao mesmo tempo, não fica esperando que você decida tudo, ao contrário, toma a atitude de te convidar pros programas mais agradáveis. Que ele tem uma energia única, capaz de estudar, trabalhar e ainda ter fôlego pra te chamar pra sair quase todas as noites. A energia que sobra num cara de 23 certamente vai faltar num de 40.

As rugas que ele ainda não tem provavelmente vão fazer você esquecer as suas. A juventude é uma dádiva irremediável. O fato é que, se ele é tudo isso mesmo e você não está apenas fantasiando, esqueça a carteira de identidade dele, esconda sua certidão de nascimento e seja feliz. A vida não é feita de números, e a convenção de que os homens tem que ser mais velhos, ou pelo menos da mesma idade das mulheres, é coisa do século retrasado. Motivo suficiente para ficar com ele, você já tem. E além do mais, não há mal nenhum em ser chamada de “tia” de vez em quando.

4 comentários:

  1. achp vc a imagem mais linda e inteligente da tv brasileira. tenho um blog assim como vc que escrevo o que dá vontade, sou formado em comunicação também, mas não atuo na área. a cada dia que vejo vc sinto a qualidade e o seu amor pelo que faz está no seu sangue. bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo isso. Uma declaração de amor. Adorei.

    ResponderExcluir
  3. Em geral, cometemos o grave erro de proferir julgamentos. Seria algo errado de se fazer tendo conhecimento do que estamos julgando mas, geralmente, nem isso temos.

    O julgamento prévio é o alicerce do preconceito.Afinal, como o nome já diz, é um pré-conceito de algo que sequer podemos determinar.

    Julgamos o pobre, o preto, o gay, a mulher...por sua simples condição primária de serem assim. Como é fácil assim agir sem a menor preocupação com os contextos que envolvem esses arquétipos já estabelecido por nós.

    Creio que, apesar de não tão comentado pela sociedade, um dos maiores preconceitos são com a idade.

    Taxamos a criança de infantil, o jovem de imaturo e o velho de experiente.Ledo engano. Quantas vezes não aprendemos com as crianças? Quantas vezes a experiência não nos vale somente para acumular amarguras da vida?

    As crianças crescem, os jovens amadurecem e os canalhas envelhecem!

    Idade não tem a ver com a identidade das pessoas.Ser novo não é prejudicial a ninguém!

    Pelo contrário! São os mais novos que são capazes de dar plena vazão aos sentimentos por não carregarem consigo as amarras adquiridas com o passar dos anos.

    Parabéns pelo texto excelente e por se permitir olhar somente para uma pessoa,em sua essência, e não para a sua data de nascimento.

    ResponderExcluir