sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pedido de Casamento

"Amiga, estou morando sozinha. Me pedi em casamento e aceitei!"
A frase não é minha, mas achei impossível ouvi-la sem escrever sobre o que ela representa. Também moro sozinha e tenho exatamente esta sensação. Como é bom viver numa época em que as mulheres não precisam necessariamente casar para ter sua própria casa. Aliás, este é um conselho que dou a todas: viva sozinha primeiro, conheça-se melhor, para depois pensar em dividir espaço com outro. Morar sozinha é ter uma liberdade incondicional. É poder ser bagunceira ou arrumadinha, sem que isso perturbe ninguém. É poder escolher entre viver num lugar careta ou transado, clássico ou moderno, de paredes brancas ou coloridas, e saber que essa decisão é só sua. Ter nossa própria casa é poder escolher o que vai passar na tv, não se preocupar com o volume do som, dar quantas festas por ano quiser, levar quem a gente bem entender pra passar a noite.

Conheço muita gente que nunca passou por essa experiência e, sinceramente, acho que estão perdendo uma parte essencial da vida. Morar sozinha é conquistar sua independência. É como viajar sozinha: você se sente mais responsável, tem obrigação de ser adulta. E como é bom poder confiar em si própria. Saber que você vai conseguir resolver aquele vazamento do banheiro, vai poder decidir se quer aquele móvel aqui ou ali, se aquela decoração combina ou não. Claro que quem monta uma casa sempre tem a ajuda de algum parente ou amigo que já passou por isso. Mas a palavra final é nossa, só nossa. É como entrar numa discussão tendo razão: a gente tem certeza de que vai sair ganhando.



  

7 comentários:

  1. Muito bom........... poder tirar os sapatos, jogar um para cada lado, deixar a camisa em cima da mesa da sala e a louça para amanhã que só chega no dia que termina os copos. Mais cuidado, vc deve conhecer alguma tia solteirona que sempre morou sozinha, elas ficam insuportáveis tem que ser tudo da maneira delas, afinal de contas nunca tiveram de fazer concessões!
    Bjs
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Eu sou casado comigo mesmo...e te digo uma coisa: estou quase pedindo divórcio!

    Ótimo texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A mais pura verdade!! Ainda bem que já tive meu sofá azul... Porque o meu marido não combina com sofá azul, definitivamente!! rsrs
    Paulinha

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma tia que mora sozinha e ela é muito chata, talvez morar sozinha não seja tão bom assim rs

    ResponderExcluir
  5. Me casamento comigo mesma é uma delícia. Compreendo minhas manias, recheio a geladeira de guloseimas que vão estar intactas quando eu voltar e deixo meu chinelo na entrada com a certeza de que vou largar o salto logo que chegar. Para mim, digo sim... Sem titubear.
    Amei o texto e a frase. Bjo

    ResponderExcluir
  6. Compartilho desse sentimento. Saí da casa dos meus pais aos 17, morei sozinho, com amigos, casei, tive filhos, separei e, de novo, morei com amigos e, agora, moro sozinho já faz um bom tempo. Sempre de bem com a vida.
    Dividir seu espaço com quem você gosta, normalmente, é muito bom, mas morar sozinho também pode ser um barato, afinal, morar sozinho não é sinônimo de viver na solidão.

    ResponderExcluir